segunda-feira, 28 de setembro de 2009

AS NOVAS REGRAS

A VISÃO DE HUGO GAIDÃO, TÉCNICO DO GD CASCAIS.

VALE A PENA LER...


Nova época, novos desafios, novas estratégias, novas metodologias e principalmente novas regras!

Tenho constatado ao longo de toda a minha vida pessoal e profissional, que todas e quaisquer mudanças requerem cuidado, tempo e acima de tudo experimentação!

Pois é…!!!

O ano que se inicia como que um abrir e fechar de olhos e já com as equipas a prepararem-se para uma nova era que ai vem, fazendo os seus primeiros jogos, quer em amigáveis, quer em torneios particulares ou ainda em torneios organizados pelas suas associações – atitude louvável de tais associações; reservou-nos num espaço de três meses, nada mais nada menos que 33 alterações nas regras, sem que houvesse qualquer opinião quer de jogadores, quer de treinadores quer de árbitros, e só me refiro a estes porque considero que estes são os principais intervenientes do jogo! Inacreditável mesmo…!!

Só mesmo no Hóquei em Patins se consegue estes verdadeiros “milagres” de alterar nos três meses de férias vários anos de metodologias e hábitos de trabalho!

Será por ser o Hóquei em Patins considerado um desporto de “Velocidade Supersónica”??!!

Muitas são as opiniões, mas uma delas me chama particularmente a atenção, talvez por ser a que mais oiço! “ Não vale a pena dizer-se que não se concorda, está aprovado, só temos de aceitar.” E isto sinceramente e com toda a humildade recuso-me literalmente a fazer!

Em primeiro lugar havia que discutir, mas tão importante ou mais havia que experimentar! Repito: EXPERIMENTAR!

Como é possível o Hóquei em Patins passar a ser uma modalidade de batotice grosseira no aproveitamento das faltas de equipa???

Como é possível o nosso Hóquei poder vir a ser uma modalidade em que a maioria dos jogos vão ser decididos por critérios não uniformes dos árbitros e por diferentes interpretações dos mesmos lances???

Será possível esta questão da Faltas de Equipa ir para a frente, quando o que de mais apaixonante há no nosso Hóquei é precisamente ser um jogo de velocidade e equilíbrio???? – Logo, é inevitável haver contacto!!!

Como é possível existir uma regra que penaliza o jogo passivo ao fim de 45 segundos de uma equipa que está em vantagem no marcador??? Em primeiro lugar digam-me, o que é não ir à baliza? Então isso não faz parte do jogo de uma equipa que lutou para conseguir uma vantagem no marcador?
Esta regra não penaliza uma equipa que conquistou golos ao invés da outra que não os conseguiu?? Golos não é o objectivo do jogo?? Então o porquê de uma punição a uma equipa que esta a ganhar o jogo, que faz as movimentações ofensivas e que esbarra numa eficaz acção táctica defensiva da equipa que está a perder???
Então o que deve fazer?? Rematar mesmo com oposição? Sem ângulo de remate? Põe em risco a sua vitória que conquistou?
Põe em risco todo o seu equilíbrio defensivo? – Um dos princípios fundamentais de uma equipa. Desporto de competição não é ganhar???

E porque não se penaliza com jogo passivo uma equipa que a perder mantém uma postura defensiva passiva sem qualquer objectivo da conquista da bola??? Afinal quem esta a perder o jogo??
Ou é melhor ser a equipa que está em vantagem ter de ao fim de 45 segundos oferecer a bola ao adversário quando este não faz nada para a conquistar??? Não se estará aqui a confundir muitas vezes uma acção táctica ofensiva neutralizada por uma acção táctica defensiva??? Ridícula, esta regra!!

Considero que há nesta lei uma dupla penalização, visto que obrigam a equipa que está em vantagem por mérito próprio perder todo o seu equilíbrio defensivo e controlo do jogo para beneficiar uma outra equipa que mesmo a perder nada faz para conquistar a bola!!!

Por falar em duplas penalizações… Que erro crasso nestas novas regras!!

Como é possível uma equipa ser penalizada com Livre Directo ou Penalti e ainda com Power-Play??? Isto é transfigurar o Hóquei em Patins! É dar poder e muita, muita pressão aos árbitros!
Mas porque razão é que um jogador que é rasteirado mas que ainda tem três adversários na sua frente, mais o guarda-redes, e pela acção disciplinar consequente ao jogador infractor, beneficie do castigo máximo e ainda do Power-Play, quando a jogada não aparentava qualquer tipo de golo iminente ou perigo???...

Uma tristeza esta regra, e que não haja duvidas nenhumas vai oferecer muita polémica ao longo do ano de Norte a Sul!!

O que eu faria?
Simplesmente aplicaria a acção disciplinar e respectivo Power-Play.
Mas nunca o Livre Directo! Isso não é mais que castigar duas vezes a mesma equipa por uma infracção!!

Dez faltas de equipa acumuláveis de uma parte para a outra…??? Castigos máximos de cinco em cinco faltas a partir da décima falta…???

Por favor mudem esta regra rapidamente, se não querem que a nossa modalidade caia no descrédito que caiu o Ciclismo por causa da questão do Doping!!! No mínimo… dez faltas em cada parte como limite mas não acumuláveis de uma parte para a outra!

Mas afinal o que é o Hóquei em Patins??

É um jogo de equilíbrio, jogado a alta velocidade, onde os jogadores patinam apoiados em cima de oito rodas, certo?
Perante esta definição muito simples, o que estão a pedir é a mesma coisa que se peça aos pilotos de Fórmula 1 para não passarem dos 100kms/h, para que não haja acidentes durante os Grande Prémios..!!!

Ridículo isto!!...

E afinal o que são faltas de equipa? Faltas que proíbam o contacto violento? Que impeçam uma jogada iminente de golo ou de perigo? Faltas que disciplinarmente não justifiquem um cartão azul??
Se sim….Plenamente de acordo!

Infelizmente esta não é a resposta, e digo isto perante o que tenho assistido neste primeiro mês de novas regras.

O que tenho visto?

Faltas nos cantos; choques ocasionais; faltas de bloqueios mal tirados; stick nas caneleiras ou no stick quando o objectivo é apenas roubar a bola..!!!

Aberração completa estas regras! Aconteceu com a minha equipa….marcação de Falta de Equipa a um jogador meu sempre que aparecia no segundo poste para finalizar!!! Foras de jogo??? Só pode!!!

Ridículo!

As pessoas riem-se nas bancadas …
Mas que desporto é este então? – Basquetebol com patins..???

Diria mais, concordo plenamente com o meu colega Sr. Paulo Batista na sua ultima entrevista, isto não é mais que um excesso de zelo – Teatro mesmo (aliás, perante este cenário, penso que um bom treino semanal será o da arte de representação para aproveitar as Faltas de Equipa...);

Regras novas para proteger os artistas??? Mas afinal quem serão os artistas…!!?? Os que podem decidir jogos com diferentes formas de actuar nas mesmas situações??

Não vale a pena tapar o sol com a peneira. Como há bons e maus jogadores, bons e maus treinadores, claro que também existem muito bons e maus árbitros! Esta é a verdade!

Não quero com isto dizer que os árbitros são os maus da fita, claro que não!
Na minha opinião estes são tão ou mais vitimas do que nós treinadores e jogadores, pois são eles que terão de ajuizar algo novo e que não foi experimentado.
E mais, nós equipas treinamos diariamente, e os árbitros treinam com quem?? Será que alguém pensou que é difícil passar do papel á prática sem treinar nem experimentar… num espaço de três meses??

Toda a gente sabe que a pressão aos árbitros vai aumentar, ninguém duvide disso, e… será que alguém se preocupou com isso?
Será que não se deveria dotar os árbitros de ajuda e de apoio nesse sentido? Na minha modesta opinião digo claramente que sim!
Aliás afirmo, que tal como os jogadores, os árbitros também deveriam ter o seu treino.

Também não vale a pena esconder, e toda a gente sabe o que se passa em alguns pavilhões, principalmente no intervalo dos jogos…!!
Estas regras tais como estão só irão agudizar esta situação, toda a gente já percebeu que vai haver muita, mas mesmo muita pressão sobre os árbitros, em alguns corredores de porta fechada, onde curiosamente a cabine dos árbitros é mesmo ao lado do balneário da equipa da casa!!! E o porquê da tal pressão?? Pelo ridículo que já falei das tais Faltas de Equipa…!

O Jogo vai enriquecer tacticamente com o aparecimento das cortinas e dos bloqueios…! Realmente é verdade, e se assim for realmente a nossa modalidade ficará mais rica, sem qualquer dúvida.

Só há aqui um pormenor que me faz estar descrente em relação a esta regra!

Será que todos vão ter o mesmo critério na apreciação desta regra?
Será que todos vão entender quem bloqueia quem? Ou quando é que um jogador parado e que já conquistou o espaço físico nunca poderá ser penalizado quando um defesa vier na sua trajectória e o albarroar???

Penso que aqui vai haver muita confusão mesmo! Aliás passo a citar algumas conversas com árbitros que tive em alguns jogos treino que fiz.

Perguntei que critério iriam ter nestas situações?....

Respostas…

- “ Eu apito tudo falta atacante...não quero saber quem ganhou o espaço primeiro ou não...”

-“ Se houver contacto marco falta atacante…”

-“… Desde que respeite os 50 cm…”

- “… Não é fácil mas há que perceber que tem o espaço ganho.vou ter isso em conta..”.

Reparem bem como quatro duplas diferentes têm formas diferentes de avaliar o mesmo lance!

Mas afinal em que ficamos? Afinal o que podemos treinar, se uns penalizam e outros não??

Será que agora teremos de preparar a semana vs adversário e ainda consoante a critério da dupla que nos calhe por nomeação???

Sinceramente e em jeito de conclusão, penso que a todos os intervenientes foram despejadas regras no papel e agora amanhem-se dentro do campo!!

Treinadores, jogadores e árbitros são os mais lesados neste processo todo, pois são eles que vão ter de fazer a tal experimentação que não foi feita, mas nos jogos a doer!!

E muito sinceramente, é muito bonito ouvir-se que este ano é transição, vai haver erros...etc... e a pergunta que eu faço é a seguinte: alguém se esqueceu, que este ano para os clubes é um ano igual aos outros, ou seja, há objectivos para cumprir? Que há treinadores que têm objectivos para cumprir??

Mas está tudo louco?? Então vamos experimentar… mas a sério!!??

Pergunto eu: vamos experimentar? Vai haver erros? E será que os clubes também foram ilibados de pagar transferências, taxas... etc??? Ou é só meio a brincar mas só para alguns???,…

Realmente acho que o jogo até fica mais limpo, mais fluido de forma geral. Todavia, há regras das quais já falei que são contra-natura!

Esta é só a minha opinião, formada depois de um mês de trabalho árduo.

E toda a gente sabe que ao começar a competição a sério, acabaram-se as desculpas e as tolerâncias... as equipas ganham ou perdem! Esta é a verdade!

Se não houve experimentação antes, hoje e ao fim de um mês já se tem a perfeita noção do que vai acontecer. A tensão e a pressão vão aumentar muito!

Na minha opinião há coisas que nem deveriam começar, como já se aperceberam…

O meu pedido é o seguinte: por alguma razão somos o país com mais títulos mundiais. Logo, se os outros não mudam então mudemos nós e já antes de o descrédito ser geral!!

IN: MUNDOOK

Sem comentários: