segunda-feira, 28 de abril de 2008

CONHEÇA O ELIO MOUZINHO


A GRANDE REVELAÇÃO DA ÉPOCA...

Bom míudo, bom aluno, bom jogador de Hóquei em Patins são algumas das qualidades de Élio Mouzinho. O blog UFEHOQUEI foi ter com ele para o dar a connhecer melhor.

Um prémio merecido, numa época que tem sido a da sua afirmação.
Há quanto tempo jogas Hóquei em patins?
Bem, jogo hoquei em patins há 9 anos e alguns meses.
Sempre no União?
Sim, sempre na União, mantendo me sempre fiel ao meu clube que me criou como hoquista.
Como te iniciaste na modalidade?
Eu iniciei-me na modalidade através do incentivo,na altura, por um colega de turma que viria a ser meu companheiro de equipa actualmente, o Xiquinho. Outro motivo também foi a proximidade a que morava do pavilhão. Por este ultimo motivo, começei a ir ver regularmente alguns jogos de hoquei dos vários escalões, e o bichinho pelo hóquei começava a nascer dentro de mim. Então um dia resolvi experimentar, e até hoje nunca mais larguei o Hóquei!

Tens alguns treinadores ou pessoas ligadas ao hóquei que te marcaram positivamente? e negativamente?
Penso que todos os treinadores deixam sempre a sua marca, maioritariamente marcas positivas, mas o Sr João Maria é o meu grande eleito, pois foi com ele que aprendi para além de patinar e pegar num stick, aprendi a gostar de hoquei e aprendi a essencia do hoquei, isto é, tudo o que o hóquei envolve para além do jogo técnico-táctico.Tambem o Cajé deixou uma marca em mim, pois foi um treinador que me acompanhou durante muitos anos pelos rigues de portugal, mas sobretudo porque o Cajé é um AMIGO fora das quatro tabelas, e isso marcou.
Como vês a formação do nosso clube actualmente, sendo tu um dos jogadores campeão distrital pela última vez?
O nosso clube, em termos de formação, teve um período de "abandono", quando passaram pela direcção algumas pessoas que pensavam que o escalão Sénior é que dava nome e prestígio ao clube, mas a verdade é que nessa altura, quem estava presente em quase todos os nacionais em todos os escalões, era realmente a formação. Lembro-me que houve uma altura em que abaixo do escalão onde jogava, não existia quase nenhuns míudos a jogarem, e os que jogavam eram os nossos "pés-de-chumbo", que com a falta de apoio por parte da direcção, foram esquecidos e hoje vê-se os efeitos desse esquecimento; os míudos têm gosto pelo Hóquei, mas falta lhes a formação em si, mas eles não faltam a um treino, e por estas razoes mercem que lhes dêem mais atenção e respeito.Agora, pelos jogos a que tenho assistido, os benjamins e os bambis estão muito bem orientados pelo Cajé e pelo Rui Alves, que muito têm contribuido para que a formação dos pequeninos tenha subido de nível em pouco tempo.

Nessa epoca, a certo ponto eras dos poucos que acreditavas, queres explicar melhor essa história?
Essa foi engraçada!Não me recordo muito bem mas acho que estavamos na altura a 2 jogos do fim, e fomos a Santarém para jogar contra a equipa da casa, e onde era proibido perder para manter as aspirações a campeão. A verdade é que fomos derrotados nesse jogo, e a partir daí, o Santarém liderava o campeonato e precisávamos que eles perdessem na última jornada contra o Gualdim Pais, e nós teríamos de vencer o Almeirim. Durante a semana antes da ultima jornada, o pessoal andava todo cabisbaixo, sem aspirações nenhumas, e eu era o ÚNICO que dizia sempre "Ainda vamos ganhar isto". Chegou o fim de semana, o Santarém foi ao Entroncamento para jogar contra o gualdim Pais (casa emprestada) e nós deslocámo-nos a Almeirim. Nós demos o tudo por tudo e levámos de vencida a equipa da casa, mas, talvez só ganhámos esse jogo, porque o Cajé nunca nos quis dizer o resultado do outro jogo. No fim do jogo, vinha a excelente notícia, o Santarém foi derrotado pelo gualdim pais contra todas as expectativas, e fomo nós ao Nacional de Iniciados.




O que recordas dessa época em que foste campeão? E já agora das outras (infantil, encontros nacionais, etc)?
Em infantil fui a 2 Nacionais, no qual, um deles saímos de Sever do vouga com um excelente 6.º lugar, e fui a mais 2 como iniciado. No nacional de Iniciados onde disputámos a zona Norte, as coisas não correram muito bem, pois foi uma altura em que vinha de uma longa lesão, e nessa altura eu raramente joguei, sendo uma época um bocado difícil, que por pouco não me levou a desistir do hóquei, pois antes da lesão eu era sempre bastante utilizado, jogando sempre a titular, e de repente via-me no banco sem jogar.
A tua transição de infantil para iniciado foi difícil, nunca te conseguiste impor na equipa. Tens alguma explicação para isso?
Como referi acima, foi uma transicção onde estive 4 meses parado e foi realmente díficil ou quase impossível de me impor, e era o ano em que 2 gerações diferentes se encontravam, a minha e a do Gavancho, Filipe, Teixeira, e asim mais difícil foi de entrar na equipa regularmente.

A verdade é que trabalhaste sempre e hoje és importantíssimo na tua equipa. O que se alterou?Algum segredo?
Uma das minhas atitudes desde a altura em que não jogava (ultimo ano de Infantil), foi que eu iria conseguir mostrar a todos que tinha lugar na equipa e que ía lutar por esse lugar e assim foi. para mim o revés deu-se em 2 altura distintas: a 1.ª foi quando se deu a divisão da equipa para o torneio de encerramento, e ao sermos poucos, fui jogando cada vez mais tempo por jogo. o 2.º momento, e esse talvez o principal, no torneio de encerramento do ano passado, e após 3 treinadores (Rafael, Cajé, Lagos) o Sr Ventura, através do que ía fazendo nos treinos, começou a colocar-me a jogar em quase todo o tempo de jogo e em todos os jogos, na altura na defesa, pois não sei muito bem porquê, sentia -me bem a jogar mais recuado. Desde esse campeonato de encerramento, já não mais saí da equipa, sendo sempre utilizado durante bastante tempo por jogo, e na maioria começando a titular. Segredo? não, trabalho e dedicação? muito

Ves-te a jogar nos seniores do União?
Espero que sim. Já fui convocado para os Séniores, e espero que seja mais vezes antes de chegar ao Escalão Sénior, pois é bom sinal. Os Séniores jogam actualmente na 2.ª divisão, e em principio se manterá lá por algum tempo, por isso é sempre bom jogar lá, para além de ser o meu clube de coração, e jogar em todos os escalões no clube é sempre uma coisa que queria fazer.

E gostavas de ir mais além no hóquei em patins?
Claro que sim. um dos meus objectivos no hóquei era jogar num clube de 1.ª Divisão, já ficava bastante feliz.Claro que se me convidasse pa jogar num grande não olhava para trás, nas sei que por agora isso não é possível. Vamos aguardar durante umas épocas, e aí se vê onde posso realmente ir.

Tens sonhos para a tua vida, queres partilhar alguns?
Sonhos não tenho e espero não ter, pois sonhos é quando estamos a durmir. Objectivos sim, tenho. Profissionalmente quero findar o 12.º ano e partir para Gestão do Desporto em Lisboa ou Rio Maior. gostava de ter uma vida calma profissionalmente. Desportivamente, como disse acima, gostava de jogar num grande do Hóquei nacional ou internacional, e jogar na Selecção Nacional, pois representar um país, fica sempre marcado nas nossas vidas.Como viste a recente mudança de treinador na equipa junior?

É para o ano que o União terá mais um título de campeão distrital (juniores)?
Esse é sempre um objectivo presente ao ínicio da época, mas se continuarmos a jogar como temos jogado estes últimos jogos, podemos ser um dos maiores candidatos ao título.


Achas que ficou alguma questão à qual gostavas de responder?
Não

Obrigado élio e parabéns pela excelente época que estás a fazer! Já agora deixa uma pequena mensagem para os nossos pequenos que se iniciam agora na modalidade.
Obrigado cajé, espero que continues assim.

Hoje são jogadores pequeninos, amanha serão grandes jogadores e o futuro da união. Continuem no hóquei, e que vençam muitos jogos e dêem muita alegria a todo e qualquer unionista!

Um abraço! :D

Sem comentários: